quarta-feira, 15 de novembro de 2017

PJE - Dicas "Shado" - Novidade do TRT3 - TRTMG - Aplicativo de Validação de Assinatura Digital para entrar no PJe

Neste mês de novembro fomos surpreendidos com chegada do aplicativo de assinaturas digitais do Tribunal do Trabalho  - Shado


Ocorre que após sucessivos problemas do "applet" aplicativo interno que carrega no navegador para assinatura foi implantado uma solução denominado "Shado".

Porque?

É que qualquer aplicativo applet no java no navegador é uma solução precária. Usuário tem uma maquina insegura rodando java que pode usar instruções que controlam sua maquina que pode ser utilizados por terceiros. Mas no nosso caso é oficial, temos que usar java vulnerável e firefox defasado, e quem impõem isto são os tribunais. É uma tentação para invasores. Então restrinja navegadores antigos para o uso para PJe

Fato que diante sucessivas falhas sistêmicas ao longo do pais o Superior Tribunal do Trabalho.

Novo programa de assinatura "Shado" foi para validação de certificados digitais no PJe, mas foi desenvolvido  pela secretaria de tecnologia da informação e Comunicação do Conselho da Justiça do Trabalho.

Sim significa que solução é especifica para tribunais do trabalho.

Em testes realizados no Navegadores ADV e do CNJ em ambos não foi possível navegar. Tais navegadores tentam inserir internamente o java compatível. Isto é ele inseri o java e firefox compatível com todos os tribunais. Mas não da para fazer sempre com todas as mudanças.

Testamos o "Shado" e foi possível usar tanto no Linux tanto no Windows e ao contrario que foi recomendado o java 8u73, o java que nos nossos teste que deu menores falhas ainda é o Java 7.

Shado é um aplicativo que deixa visível como faz a certificação. Usuário envia um texto que tem uma chave que criptografa e só do outro lado que confere a chave consegue converter para texto verdadeiro. De forma muito simplificada é sistema de certificação digital funciona. No texto de instalação do "Shado" especifico iremos demostrar.

Shado pareceu mais seguro e estável que atual solução do applet do CNJ que usado no resto do pais. 

O java 7 é ainda compatível com sistema SPE (Sistema de Peticionamento Eletrônico) usado para protocolo de petições em processo físico. SPE da Justiça do Trabalho não é compatível com Java 8. 

Portanto não se iluda para funcionar o Shado, SPE ao mesmo tempo somente usando o Java 7.

Portanto use Java 7 e firefox 38 ESR

Leia mais:

Iremos publicar o procedimento do Shado para Windows e para Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Pje e o Código Aberto - previsão em lei