PEC 411 - Gastos com Saúde e
Educação. A limitação deles é o verdadeiro problema?
Existe dois instrumentos de controle de gastos públicos e organização
das finanças publicas:
1) Lei 4320/64 que chamamos a lei de contabilidade publica ou Finanças
Publicas. Ele tem instrumentos para evitar gastos sem limites da administração
publica e organiza parâmetros básicos das finanças publicas. Apesar da Lei ser de
1964, caso fosse cumprida no raciocínio, na sua lógica e nos princípios, não
estaríamos hoje nesta ano de 2016 aonde estamos com a grave crise econômica do
Brasil.
2) Lei Complementar 101/2000 - Lei de responsabilidade Fiscal que contem
regras de aplicação de recursos e parâmetros de conduta fiscal.
Vc associa estas duas leis com as leis orçamentárias LDO (Lei diretrizes
orçamentárias) - PPA (Plano Pluri Anual)
- LOA (Lei Orçamentária). Este conjunto de regras cria pesos e contrapesos para
gastos públicos.
As administrações pública tentam criar eufemismos e artifícios para não
cumprir na sua integralidade.
Fato que as gestões federais do exercício de 2014, 2015 a 2016 teve em sua
analise técnica orçamentária (TCU) severos descumprimentos fiscais. Numérico e
macroeconômico.
Este descontrole com gastos públicos e descumprimentos de normas gerou
um caos das finanças publicas. E estado de insolvência. Com a quebra como paga
a uma parte já que o todo não existe mais.
O Estado insolvente não tem como honrar suas obrigações financeiras
nenhuma.
Tema denso, mas síntese apertada, a quebra do pais esta associada ao fato.
Como pode ter dinheiro para saúde ou educação se não tem para nada? Isto é, se
vc deve -1000 e teria que pagar 600 para saúde e 400 para educação. De onde
tirar?
Contudo o problema atual é a divida e custo do Estado, que repercute na
legislação tributária.
Ao contrario do receituário tradicional que são pode gastar o que tem o
Estado não é uma regra dogmática para Estado. Estado tem que em momentos gerar
déficits públicos para estimular a economia ou áreas que precisa ser
"estimuladas". Só que isto tem limite. Mas não esqueça esta lógica
Kenynesiana feita na grande depressão 30 pelo governo americano com sucesso na
política "new deal". Contudo esgotamento deste modelo é nitido.
PEC não entra no grande problema do pais. Financiamento do Estado. A
divida hoje corresponde 42,54% do orçamento somente para pagar JUROS.
A projeção para este exercício 2016 é de 54%. Saúde 2015 representou 4,54% e Educação 3,91%.
Hoje a divida Publica Bruta
representa 70% do PIB.
Logo se quisesse limitar gasto publico porque não fizeram para pagamento
do Juros? Afinal Saúde e Educação frente ao Juros é troco!!!
Nosso problema não e como destinar o orçamento para Saúde, Educação, é
equacionar a DIVIDA. E criar regras tributárias menos injustas..Cade taxação
das grandes fortunas implementadas na Europa e EUA?
Que infelizmente a irresponsabilidade fiscal da ultima administração
esgotou os pilares que estavam sendo construído pelo diplomas legais acima.
Municípios que precisam regularizar e adequar seus orçamentos fiscais a PEC411 e analise de seu orçamento, estamos disponível para avaliação.
Leia mais:
Finanças Publicas - Orçamento - PEC 241 - Atual PEC 55 - Gastos com Saúde e Educação. - Parte II
http://www.pje.blog.br/2017/03/pec-241-atual-pec-55-gastos-com-saude-e.html
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