quarta-feira, 26 de abril de 2017

Multi Boot 4 Sistemas Operacionais - Windows XP - Windows 7 / Ubuntu 16.10 / Fedora 25



Relato minha experiência sobre instalar mais de um sistema operacional no mesmo computador. 

Para o Pje basta 2 sistemas operacionais, Windows que você usa e o Ubuntu. Deixe apenas 20 a 25 Gb para Ubuntu e pronto. Ele ler todos arquivos seu no Windows e tem bastantes espaço para ele trabalhar.

Mas neste Artigo foi publicado inicialmente por mim no site viva linux. Mas por dificuldade de editoração no blog permite mais liberdade. Vou relatar instalação de 4 sistemas operacionais, todos os que queriam em minha máquina. Mas lembrando para Pje basta 2. Um oficial e outro de reserva. Mas vamos ao artigo.

No artigo publicado no blog: 


Oriento com ter modo preventivo do PJE ter altenativas. Um delas seria a instalação do certificado digital no Linux conforme ja informando 
(Consta um artigo completo e detalhado).

No artigo publicado informo dos travamentos no PJe o que fazer:


Mas posso ter mais de um sistema operacional num mesmo computador e ao mesmo tempo ter mais de um sistema operacional rodando PJe.

Resposta positiva. Isto permite que se um sistema falhar, posso ir no outro e salva o dia especialmente quando temos prazo para cumprir. E ja me salvou inúmeras vezes.

Instalei 4 (quatro) sistemas no boot no meu notebook. E posso escolher qual usar.

Eu tenho costumes de dividir cada partição para um sistema operacional. Dividi em 4 partes meu HD:


Windows XP - 70GB 
Windows 7 - 170 GB 
Dados - deixe maior espaço possível para partição de arquivos pessoais para ser usados me todo sistemas operacionais. 
Deixei reservado 50 gb para dois sistemas Linux. 


Inicialmente instalei Windows XP na primeira partição, para rodar XP. Precisa que seja reservada a primeira partição para ele. Windows XP Obrigatoriamente precisa ser instalado primeiro sob risco de nunca rodar em outra partição.

Na segunda partição instalei o Windows 7, que automaticamente reconhece o XP e faz dual boot. A Microsoft faz um boot que da opção versão atual e antiga, a antiga por logica é o XP.

Feito isto, eu reservei 50 gb para dois sistemas Linux. Utilizei as as versões mais novas e somente funcionaram desta forma aqui: 


Dividi 25 GB para Ubuntu e 25 GB Fedora. 

a) instalei primeiro Ubuntu 16.04 reservei dos 50 gb 20 para montar a instalação do diretório raiz. Depois 2,5 gb para SWAP. Instalei normalmente o Ubuntu. Após instalar ele rodou e fez a inicialização com as opções (Grub) com Ubuntu e depois com Windows. Se eu optar pelo Windows ele reabre o dual boot dos Windows dando primeira para Windows XP e ou Windows 7. 

b) por último instalei o Fedora 24, mas aqui esta toda a diferença. Ao inicializar instalação Fedora. Faz configuração normal, no momento de instalar no disco optei por gerar automaticamente a inicialização no espaço vazio. O Fedora reservou 500 mb para Grub Fedora como /boot . Alterei 20 GB para / e instalação do sistema e finalmente o restante deixei para Swap, ficou uns 2,7. 

Após a instalação do Fedora ele reconheceu o boot de todos os sistemas. 

P.S.: as dicas do site diziam que instalasse primeiro Ubuntu, mas tentei pelo menos 3x e não consegui. Mas deixar Fedora por último deu certo. Consegui 4 boot! 


A Tela abaixo confirma o mult-boot:



Mas importante, em caso de contingência o linux melhor. Linux e mais rápido do que Windows para processar imagens. E quando estou apertado, vou para linux no Pje e pronto, ele me salva. E agora pode lhe salvar.

O linux é sistema mais seguro tanto na privacidade quanto vírus.  Alem disto quando vc inicializa o Windows carrega muitos serviços desnecessários e aplicativos que instala e comem parte da memora e processamento. Todos são egoístas. No linux não tem isto.

Esta solução de ter mais de um sistema operacional na sua maquina permite usar no momento e da forma que achar mais conveniente o sistema operacional adequado naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Pje e o Código Aberto - previsão em lei