sexta-feira, 20 de julho de 2018

Politica - Caso Embraer uma analise numerica

Estou fazendo um caderno de apontamentos das reportagens lidas para poder entender o caso Embraer - Boeing.



Nesta analise utilizo dados econômicos checados. Declaro os argumentos e quais as fontes que não foram checadas. 

Este apontamento está em construção e peço colaboração  para alimentar o texto e dar maior clareza.

Embraer oferece:
Embraer oferece quase 5000 engenheiros novos e capacitados.
A Infraestutura de produção e planta industrial pronta e funcionamento.
Conjunto de Tecnologias desenvolvidas mais baratas, econômicas.
Equipamentos testados em diversos países e com respeito de fornecedores e clientes.
Reputação construída em 50 anos do zero.
Patentes registradas em vigor.
Carteira de Pedidos firmes de contratos firmados antes da nova empresa.
3ª maior empresa de aviação do mundo.

Quanto aos dados objetivos do Negócio Embraer-Boeing:

Valores
Lucro liquido da Embraer declarado ao mercado no ano 2017 foi de R$ 795,8 (US$ 215 Milhões).
Pedidos Firmes na carteira US$ 777 Milhões de Jatos Previsão de entrega de aeronaves jatos comercias 85 a 95.
Segundo Folha de São Paulo a Embraer teve US$ 18,3 bi em pedidos firmes.
A Carteira contém hoje contratados 103 modelos E175, 100 modelos do E175-E2, 46 peidos do E190, 74 pedidos do modelo 190-e2 e 106 pedidos do modelo 195-E2.

Valor da Nova empresa Boeing/Embraer
Valor que Boeing da Joint Venture é de 4,75 bi sendo e 20% investimento da Embraer. O valor então que Boeing  esta inserido é de 3,8 Bi.

Logo: 4,75 bi da operação equivale a 22 anos lucro liquido 4,75 é 26% da carteira de pedidos.

US$ 3,8 BI equivale a 4,7 anos de lucro liquido, isto é, em 4 anos o lucro liquido da Embraer sozinha paga o investimento da Boeing em menos de 5 anos.

3.8 BI investidos pela Boeing é 20,77% da carteira firme de pedidos da Embraer.

Ter acesso a todas as patentes dos Jatos da Embraer, tecnologia e infraestrura é 20% da nova estrutura societária sem sentido. 


O Contribuinte Brasileiro está pagando para passar controle acionário para Boeing do setor mais rentável da Embraer (Jatos Comerciais)?

Algumas perguntas:
Airbus e Bombardier fechou em 50,1 e 49,0% de participação

1. Valor baixo da "venda" da Embraer
2. 20% de participação nova empresa, dando todo linha, tecnologia e estrutura de jatos comerciais
3. 80% da Boeing é referente a 4,75 bi?
4. O que Boeing entra? Qual é a contrapartida dela? Apenas financeira? Ou apenas suporte comercial?

Analise sumaria:
Se numa analise numérica, parece um negocio temerário para Acionistas da Embraer. Esta diferença de valores Isto parece "fraude" igual vimos na Copa do Mundo, Olimpíadas, Fifa, Engenharia de Estrutura, Prosub, Programa Nuclear...etc...etc..

Numa analise numérica é Péssimo negócio financeiro para Embraer.... ou bom negocio para quem "comanda" recebendo a diferença por fora.. não é assim a tecnologia brasileira para grandes negócios.

Nem mesmo entrei  Se entrar no tema "estratégico".... Isto não tem indícios de bom negócio para Pais...e afirmativa fundamentos numéricos.


Para acrescentar: Estou assustado, cada vez que busco uma nova informação sobre venda da Embraer.
1.  Contribuinte brasileiro esta comprando 32 caças Gripens por US$ 6,00 bi.
2. Se 20% da nova empresa (Join Venture) com EMBRAER 20% e 80% da Boeing e vale 4,75. Portanto o investimento é de 3,8 pela Boeing. 3.O Contribuinte Brasileiro através do BNDS segundo Fernando de Morais investe 10x mais do 3,8 Bi da Boeing.
3. Neste raciocino a Boeing com US$ 3,8 bi corresponde 10% da valor do contribuinte brasileiro fez via BNDS.
4. - Nações com Japão, China, Rússia e CE tratam de investimentos em áreas cessíveis de alto valor agregado com política de estado, fazendo estímulos fiscais, subsídios. Porque estamos nesta operação indo para rumo contrário?

Fonte informações para checar
que agrava dados financeiros:
Embraer contou com o BNDES que, de 1997 a 2014, financiou a empresa em US$ 14,4 bilhões (CATERMOL, 2005).
O Estado brasileiro financiou o cargueiro KC-390 com US$ 6 bilhões dos cofres públicos.
Fernando de Morais alega BNDS investiu 10x que valor de 3,8bi. Isto é. O valor da venda da Embraer é de 10% que sociedade brasileira investiu na EMBRAER. (Preciso encontrar a fonte deste argumento e checar as informações).

Histórico de Propina
em Grandes Negócios
Histórico de corrupção e propina no Brasil é histórico e fiquei assustado quando vi esta reportagem que a compra de 6 fragatas comissionadas na marinha e servindo nosso pais serviu primeiro a corrupção.


Então pelo principio da mulher de César. Ate que prove contrário esta subvalorização que mercado já reconhece e negócio cercado de propina e fraude.




Peço que envie por email mamp@piresdemoraes.com ou no blog colaborações para analise do tema tão sensivel para Pais.

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