Estou
fazendo um caderno de apontamentos das reportagens lidas para poder entender o
caso Embraer - Boeing.
Nesta
analise utilizo dados econômicos checados. Declaro os argumentos e quais
as fontes que não foram checadas.
Este
apontamento está em construção e peço colaboração para alimentar o
texto e dar maior clareza.
Embraer
oferece:
Embraer oferece
quase 5000 engenheiros novos e capacitados.
A Infraestutura
de produção e planta industrial pronta e funcionamento.
Conjunto de
Tecnologias desenvolvidas mais baratas, econômicas.
Equipamentos
testados em diversos países e com respeito de fornecedores e clientes.
Reputação
construída em 50 anos do zero.
Patentes
registradas em vigor.
Carteira de
Pedidos firmes de contratos firmados antes da nova empresa.
3ª maior
empresa de aviação do mundo.
Quanto aos
dados objetivos do Negócio Embraer-Boeing:
Valores
Lucro
liquido da Embraer declarado ao mercado no ano 2017 foi de R$ 795,8
(US$ 215 Milhões).
Pedidos
Firmes na carteira US$ 777 Milhões de Jatos Previsão de entrega de aeronaves
jatos comercias 85 a
95.
Segundo Folha
de São Paulo a Embraer teve US$ 18,3 bi em pedidos firmes.
A Carteira
contém hoje contratados 103 modelos E175, 100 modelos do E175-E2, 46 peidos do
E190, 74 pedidos do modelo 190-e2 e 106 pedidos do modelo 195-E2.
Valor da
Nova empresa Boeing/Embraer
Valor que Boeing
da Joint Venture é de 4,75 bi sendo e 20% investimento da
Embraer. O valor então que Boeing esta inserido é de 3,8 Bi.
Logo: 4,75
bi da operação equivale a 22 anos lucro liquido 4,75 é 26% da
carteira de pedidos.
US$ 3,8 BI equivale
a 4,7 anos de lucro liquido, isto é, em 4 anos o lucro liquido da Embraer
sozinha paga o investimento da Boeing em menos de 5 anos.
3.8 BI
investidos pela Boeing é 20,77% da carteira firme de pedidos da Embraer.
Ter acesso
a todas as patentes dos Jatos da Embraer, tecnologia e infraestrura é 20%
da nova estrutura societária sem sentido.
O
Contribuinte Brasileiro está pagando para passar controle acionário para Boeing
do setor mais rentável da Embraer (Jatos Comerciais)?
Algumas
perguntas:
Airbus e
Bombardier fechou em 50,1 e 49,0% de participação
1. Valor
baixo da "venda" da Embraer
2. 20%
de participação nova empresa, dando todo linha, tecnologia e estrutura de jatos
comerciais
3. 80%
da Boeing é referente a 4,75 bi?
4. O que Boeing entra?
Qual é a contrapartida dela? Apenas financeira? Ou apenas suporte comercial?
Analise
sumaria:
Se numa
analise numérica, parece um negocio temerário para Acionistas da Embraer. Esta
diferença de valores Isto parece "fraude" igual vimos na Copa do
Mundo, Olimpíadas, Fifa, Engenharia de Estrutura, Prosub, Programa
Nuclear...etc...etc..
Numa
analise numérica é Péssimo negócio financeiro para Embraer.... ou bom negocio
para quem "comanda" recebendo a diferença por fora.. não é assim a
tecnologia brasileira para grandes negócios.
Nem mesmo
entrei Se entrar no tema
"estratégico".... Isto não tem indícios de bom negócio para Pais...e
afirmativa fundamentos numéricos.
Para
acrescentar: Estou assustado, cada vez que busco uma nova informação sobre
venda da Embraer.
1. Contribuinte
brasileiro esta comprando 32 caças Gripens por US$ 6,00 bi.
2. Se
20% da nova empresa (Join Venture) com EMBRAER 20% e 80% da Boeing e vale 4,75.
Portanto o investimento é de 3,8 pela Boeing. 3.O Contribuinte Brasileiro através
do BNDS segundo Fernando de Morais investe 10x mais do 3,8 Bi da Boeing.
3. Neste
raciocino a Boeing com US$ 3,8 bi corresponde 10% da valor do contribuinte
brasileiro fez via BNDS.
4. - Nações
com Japão, China, Rússia e CE tratam de investimentos em áreas cessíveis de
alto valor agregado com política de estado, fazendo estímulos fiscais, subsídios.
Porque estamos nesta operação indo para rumo contrário?
Fonte
informações para checar
que agrava
dados financeiros:
Embraer
contou com o BNDES que, de 1997
a 2014, financiou a empresa em US$ 14,4 bilhões
(CATERMOL, 2005).
O Estado
brasileiro financiou o cargueiro KC-390 com US$ 6 bilhões dos cofres públicos.
Fernando de
Morais alega BNDS investiu 10x que valor de 3,8bi. Isto é. O valor da venda da
Embraer é de 10% que sociedade brasileira investiu na EMBRAER. (Preciso
encontrar a fonte deste argumento e checar as informações).
Histórico
de Propina
em Grandes
Negócios
Histórico
de corrupção e propina no Brasil é histórico e fiquei assustado
quando vi esta reportagem que a compra de 6 fragatas comissionadas na marinha e
servindo nosso pais serviu primeiro a corrupção.
Peço que envie por email mamp@piresdemoraes.com ou no blog colaborações para analise do tema tão sensivel para Pais.
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