segunda-feira, 14 de outubro de 2019

PJE - PJEOFFICE Instalando no Linux a Versão de 2019

Foi publicado site VivaoLinux sobre link abaixo, a solução para instalação do PjeOffice para Linux na versão atualizada.

Você pode acessar clicando no link: 



Site PJEOFFICE do CNJ e sua documentação não foi atualizada. Gera portanto erro ao tentar instalar PJEoffice com orientação da documentação.

http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice




Ocorre que o arquivo vem protegido e na documentação oficial aponta para diretório de instalação diferentes das versões anteriores do Ubuntu que não foi informado pelo CNJ.


Somente usando o modo instalação DPKG, foi possível instalar. 

Portanto não funciona com GDEBI ou comando "sudo apt-get install pje-office_amd64.deb". Somente através do comando DPKG.


Ao contrário da documentação PJE oficial sobre Linux, o diretório instalado no Ubuntu foi /usr/share/pje-office/, depois de achar que não deveria pensar como orientação oficial, fui descobrir onde poderiam estar os arquivos. Pimba..

Linha de comando para instalar no terminado é:

$ wget http://ftp.pje.jus.br/pje/programs/pje-office/pje-office_amd64.deb --no-check-certificate
$ chmod 7 pje-office_amd64.deb
$ sudo dpkg -i pje-office_amd64.deb
$ /usr/share/pje-office/pjeOffice.sh

Importante para rodar o PJEOFFICE precisa
cd /usr/share/pje-office

./pjeOffice.sh

Para otimizar e criar um icone em breve vou postar dica para automatizar graficamente o PJE Office no Linux sem ter que ficar digitando para rodar.






Mas conforme link https://www.vivaolinux.com.br/dica/PJEOffice-rodando-corretamente-no-Ubuntu-19-como-fazer-via-terminal/ é possivel rodar o aplicativo de forma eficiente no linux.

Caso queira ter acesso ao ultima artigo de instalação no Linux PJE-OFFICE



18 comentários:

  1. Fui inserido do sistema PJE como Perito Avaliador de Imóveis, uso o Linux Mint e agradeço a sua postagem, já tinha tentado de várias formas instalar e sem sucesso, consegui instalar, inicializar o PJE e já estou consultando minhas perícias, obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber quualquer duvida por acionar, uso Receita Federal, INss, estou usando aplicativos nativos no windows no Wine com muita estabilidade. O que precisar pode perguntar.. porque insergurança no windows..Linux nao tem preco.

      Excluir
  2. PJE é uma coisa horrível, sou advogado e o PJEOffice é um asco de alocação ignorante de dados.
    Ao invés de criar uma extensão para Navegadores, facilitaria muito a vida e segurança de todos, sendo multiplataforma é claro.
    Equipe da Nefasta PJE só pensam no Windows com instaladores e iniciadores que carregam no inicio do sistema operacional.
    Ter que rodar um comando no Linux, ao invés de facilitar só complicam.
    Além do User Interface ter melhorado no PJE, ainda assim aquele maldito editor de Texto é padrão e nisso ter que escrever "segue em anexo o pdf"
    Olha a equipe da Dataprev é mil vezes melhor que a equiipe nefasta do PJE.

    O PJE deveria ter o desenvolvimento pela dataprev, com toda certeza ia ser muito melhor que esse asco ultimamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desempenho do Pje e Esaj (SP) com linux.
      tambem formalizei log de erros do Pjes alem do blog que ja escrevi e fui bem recebido pela equipe que pediu mesmo para apresentar os possiveis erros de codigos.
      Suporte de desenvolvimento disse que quando vc corrige um erro pode no uso pratico gerar novos erros naos verificados e que atraves do envio formal do erro pode melhorar.
      Ele disse que poderia enviar erros de codigos do Pje para ele. Entao se tiver e nao conseguir escrever de forma mais tecnica estou a disposição.

      Excluir
  3. Respostas
    1. tudo grafico, agora vou atualizar o artigo e usar linhas terminal como scrpits, muito mais facil. So os prazos do escritorio tem me limitado escrever e publicar, mas farei em breve.

      Excluir
  4. Pessoal, no caso do Ubuntu e derivados é só clicar em Editar a Aplicação (que você acessa através do botão direito do mouse no ícone do PJE) e trocar o caminho de /usr/bin/PJEoffice para /usr/share/pje-office/pjeOffice.sh. Pronto, simples assim!

    ResponderExcluir
  5. Em outubro completará um ano que venho tentando rodar o PJe no linux. Meu SO é Ubuntu 18.04. Estou parado na configuração do assinador digital que, instalado, não reconhece o certificado. Havia conseguido rodar PJe da Justiça do Trabalho por cerca de um mês. Resolveram fazer uma manutenção. Após a manutenção não consegui mais abrir o shodô. O que entendo é que há vários PJes. Cada um mais complicado que o outro para rodar no linux. Imagine se a Lei não desse preferência para software livre?
    Enquanto isso, sigo com sérias dificuldades para trabalhar. Pois não possuo máquinas com softwares proprietários, nem mesmo em dual boot.
    Me sinto indignado, sem saber a quem recorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu recentemente troquei HD e refiz toda instalação, estou usando Ubuntu 20.10 e Pjeoffice no linux. Consigo acessar Pje, Jpe, Esaj, Receita Federal, INSS, Projudi e Sei. Melhor que toda vez que logo no Windows sou atacado por Rasware, Malware. Vou para linux e sistema mais seguro, estavel e tem ferramentas. e Melhor no PJe e mais rapido.. olha vou soltar um artigo de atualizacao, mas nao saio do linux por nata.

      Excluir
  6. Alguma previsão sobre o artigo de atualização? Acabo de mudar para Linux e estou tendo muita dificuldade para instalar o PJe. Já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro interessa?
      Posso publicar.
      Tenho usado Ubuntu 22.04 e Pje e Esaj esta rodando muito muito melhor no linux.
      Cai menos, consigo verificar codigos de erros do Pje com maior detalhamento.
      Linux muito mais seguro. Vc quer atualize ainda?

      Excluir
  7. Podem publicar o artigo atualizado sobre o PJE no Ubuntu 20.10???

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Instalei o Ubuntu 20.04 mas não consigo instalar o PJE tão pouco o certificado. Aos que conseguiram poderiam ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Posso sim, no blog tem meu email.
      pode enviar, mas no meu blog ai tem todos as hipoteses de como instalar o drivers, token e tambem pje office e o shado.
      mas vou tentar vazer conjunto de links para instalacoes.

      Excluir
  9. Olá Dr. Parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade 👏🏼👏🏼
    Sabe se este procedimento de instalação também pode ser utilizado em um Chrome OS? onde o Linux funciona por meio de "contêiner"? Tenho um chromebook e gostaria de usá-lo para trabalhar.. Desde já agradeço 🙌🏼
    Desejo muito sucesso a você!! 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso afirmar que funciona mesmo Firefox ESR. Tenho usado certificação nele. Ele funciona FireFox ESR em todas plataforma que exigem assinatura digital.
      No chrome vc pode ate entar, mas nao e homologado. vou lhe postar link com plug-in do assinador Certising.. vc tem localizar o seu assinador e plugin dele para inserir no chrome.
      https://get.websignerplugin.com ou https://chrome.google.com/webstore/detail/web-pki/dcngeagmmhegagicpcmpinaoklddcgon

      Excluir
  10. Se eu pudesse estava usando Fedora, mas para uniformizar acesso ao Pje e ferramentas correltas fui apenas para ubutu.

    Nao tive coragem de usar Crhome OS. Minha experiencia com empresas dominantes como MS e Google não sao boas. Elas impoem suas regras, alteracoes e dependência delas.

    Tive caso formal de identificar virus e falha no navegador Chrome que inserir um caso real, que Google negou mas depois de 6 meses confirmou a falha. Entao eu simplemente nao recomendo usar Chorme.

    Mas sugeriro vc tentar instalar no Crhome OS Firefox ESR .

    Eu tenho de reserva Firerox ESR 52 que ultimo que aceitava java.

    Portanto como usuario de software livre nao acho recomendo o Chrome OS

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Pje e o Código Aberto - previsão em lei